Domingo, Abril 20, 2025

Tributo a Zeca Afonso com os Filhos da Madrugada marcam o arranque das comemorações do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz.

Partilhar

Reguengos de Monsaraz, 15 de Abril de 2025 – O Município de Reguengos de Monsaraz prepara-se para assinalar o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos com um programa comemorativo repleto de música e memórias. As celebrações, que reflectem o compromisso contínuo com os valores de Abril, começam na noite de quinta-feira, 24 de abril, e prolongam-se ao longo do dia 25, numa homenagem à liberdade e à democracia conquistadas em 1974.

Na véspera da data histórica, pelas 21h30, o Auditório Municipal será palco de um concerto com os Filhos da Madrugada, num tributo vibrante a Zeca Afonso. À meia-noite, terá lugar o lançamento simbólico de 25 morteiros, gesto já tradicional nestas celebrações, evocando o espírito da Revolução e assinalando o início do dia mais marcante da democracia portuguesa.

O dia 25 de abril começa às 09h30 com a cerimónia de hastear das bandeiras do Município, de Portugal e da União Europeia, acompanhada pelos hinos interpretados pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, na Praça da Liberdade. Segue-se, às 10h00, a cerimónia do Dia do Combatente, com romagem ao Largo dos combatentes e homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, incluindo arruada pelas ruas da cidade.

Às 10h45, a tradicional Passagem da Estafeta dos Cravos terá lugar na Praça da Liberdade, e, às 11h00, a Sessão Solene da Assembleia Municipal marcará oficialmente a comemoração do 51.º aniversário do 25 de Abril.

O programa termina às 17h30 com um concerto especial na Praça da Liberdade, onde MariaB convida a cantar Abril ao lado da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e do músico Kajó Soares, num momento intergeracional de celebração e emoção.

Foto: RT1

Augusta Serrano

Onde a alma do Alentejo ganha voz, para todos os cantos do Mundo.

Augusta Serrano
Onde a alma do Alentejo ganha voz, para todos os cantos do Mundo.

Últimas

A não perder

Relacionadas