António Pombeiro deixou funções na sexta-feira; Ministério da Administração Interna remete explicações para o próprio ex-responsável
O secretário-geral adjunto do Ministério da Administração Interna (MAI), António Pombeiro, apresentou a demissão do cargo na passada sexta-feira, confirmou este domingo o ministério à agência Lusa. Segundo o gabinete do ministro Luís Neves, este foi o segundo pedido de exoneração apresentado pelo responsável no espaço de cerca de um mês.
De acordo com a informação enviada pelo MAI à Lusa, António Pombeiro já tinha solicitado a sua saída a 28 de abril, tendo voltado a formalizar o pedido na sexta-feira, dia 22 de maio. O ministério esclareceu que esta última exoneração foi aceite.
Em resposta à agência noticiosa, o gabinete do ministro explicou que o primeiro pedido ocorreu “antes de ser conhecida a eleição do General Viegas Nunes” para a presidência do SIRESP.
“António Pombeiro pediu a sua exoneração em 28 de abril passado, antes de ser conhecida a eleição do General Viegas Nunes [para presidente do SIRESP], e de novo na passada sexta-feira, dia 22 de maio, tendo esta última sido aceite”, indicou o MAI.
Sobre as razões que motivaram a saída do secretário-geral adjunto, o ministério recusou avançar detalhes, remetendo esclarecimentos para o próprio António Pombeiro.
“Compete ao próprio secretário-geral adjunto, agora demissionário, pronunciar-se sobre os mesmos, não cabendo ao Ministério da Administração Interna elencá-los ou comentá-los”, acrescentou a tutela.
O MAI informou ainda que o nome do novo responsável para o cargo será anunciado “oportunamente”.
A notícia foi inicialmente avançada pela CNN Portugal, que revelou partes do correio eletrónico enviado por António Pombeiro a propósito do pedido de exoneração. Segundo a estação televisiva, o agora ex-responsável terá referido alegadas “graves irregularidades” relacionadas com a gestão da rede pública do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) durante a presidência do general do Exército Paulo Viegas Nunes.
A demissão de António Pombeiro coincidiu com o regresso de Paulo Viegas Nunes à liderança da SIRESP S.A., anunciado igualmente na sexta-feira pelo Ministério da Administração Interna.
Em comunicado, o MAI referiu que o general regressa à presidência da empresa depois de já ter desempenhado aquelas funções entre 2022 e 2024.
“Paulo Viegas Nunes regressa à liderança da SIRESP S.A., depois de já ter exercido estas funções entre 2022 e 2024, iniciando agora um novo mandato numa fase estratégica de modernização e reforço da rede nacional de comunicações de emergência e segurança”, lê-se na nota divulgada pelo ministério.
Augusta Serrano | Jornalista


