No dia 7 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário, crianças de várias partes do mundo participaram numa iniciativa internacional promovida pela Fundação AIS – Ajuda à Igreja que Sofre. O objetivo é reunir um milhão de crianças a rezar o Terço pela paz e unidade mundial.
Em Portugal, a Arquidiocese de Évora respondeu ao apelo com uma celebração presidida pelo Arcebispo D. Francisco Senra Coelho, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora. O momento de oração decorreu ao meio-dia e contou com a participação de alunos do Colégio Salesiano, com o apoio da Pastoral Salesiana.
Durante a celebração dos mistérios dolorosos do Terço, o Arcebispo destacou a importância da união das crianças em oração, recordando o sofrimento de muitas comunidades cristãs perseguidas no mundo. “Estamos aqui para rezar unidos a muitos meninos e meninas, tentando somar um milhão de crianças que, neste dia, rezam pela paz”, afirmou D. Francisco Senra Coelho.
O prelado agradeceu a presença das crianças e o envolvimento da comunidade educativa salesiana, sublinhando a importância da paz interior como base para a paz entre os povos. “Se não temos paz dentro de nós, não conseguimos transmiti-la aos outros”, referiu.
Ao encerrar a oração, o Arcebispo manifestou-se emocionado com a participação das crianças, destacando que “as vozes das crianças são vozes de paz” e que esta oração “chegou ao Céu e tocará muitos corações”.

