Realiza-se hoje, 23 de maio, no Fórum Cultural Transfronteiriço, em Alandroal, a Assembleia de Aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), onde será votada a candidatura vencedora ao título de Cidade Europeia do Vinho 2026.
Três regiões estão em destaque nesta edição: Baixo Alentejo, Açores (com sete municípios) e Algarve (com seis municípios). A candidatura baixo-alentejana é promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e pela CIMBAL, com o apoio de 13 autarquias da região, excetuando Odemira. Entre os embaixadores da candidatura encontram-se o músico Buba Espinho, a presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo, Maria João de Almeida, e o escritor Jorge Serafim.
A distinção “Cidade Europeia do Vinho”, atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), tem como principal objetivo valorizar e promover os territórios com forte ligação à cultura vitivinícola, através da dinamização de iniciativas culturais, turísticas e promocionais ao longo de um ano.
Portugal tem marcado presença nesta distinção desde a sua criação em 2012, com localidades como Palmela, Reguengos de Monsaraz, Torres Vedras/Alenquer e o Douro a conquistarem o título. Para 2025, a cidade eleita foi Cariñena, em Espanha.
Além desta distinção europeia, a AMPV promove igualmente o programa “Cidade do Vinho”, com enfoque nacional, destinado à valorização do património, da economia local e do enoturismo através de um calendário anual de atividades.
Foto: CMA

